VENHA CONHECER A NOSSA QUINTA

MARQUE JÁ A SUA VISITA !

HISTÓRIA

 

“Pelo paso de Lourosa é a quinta de S. Francisco motivo de doce enlevo para quem sente a atração misteriosa que se evola de tudo quanto o dobrar do seculo tocou.”

A Quinta de S. Francisco, a 5kms da cidade de Viseu – não fosse Viseu o coração da Beira – é toda   ela um apetecível e remansoso lugar de pitoresco e de calma em que se sente viver na paisagem;

Tem uma vasta história que remonta ao Sec. XVIII, a par com a Casa de Treixedo em Viseu, propriedades do Visconde de Treixedo, membro destacado de uma família de fidalgos da província.

A Quinta possui um solar beirão de referência que representa um legado arquitetónico, histórico e religioso importante para a região de Viseu.

Com cerca de 8 hectares de vinha, alberga ainda a capela de Nossa Senhora dos Escravos, fundada em 1660, testemunho patrimonial da história de Portugal do Sec. XVII. A Quinta possui ainda, a imagem do Santo, exemplo da fé e da crença do povo e da fidalguia rural da época.

O projeto” Chão de São Francisco” é um projeto familiar iniciado em 1996, com o sonho e objetivo de produzir e comercializar vinhos DOC de qualidade reconhecida.

Fonte do Chão de São Francisco
Vinhas CSF

QUINTA CHÃO DE SAO FRANCISCO

Com cerca de 8 hectares de vinha, foi totalmente renovada em 1996 com vinhas novas com castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen, com uma produção de cerca de 1 a 2,5 Kg por cepa.  Daqui são produzidos os vinhos DOP Dão “Chão da Quinta”.

Das nossas vinhas de Lafões, Chão do Vale, de um local muito especial da região de Vouzela, São Miguel do Mato são field blend de castas endógenas da Região Demarcada de Lafões de onde se salienta nos brancos o Arinto, o Cerceal e a Dona Branca e nas uvas tintas – das quais se elabora o vinho “Chão do Vale Rosé” – o Amaral, Tinta e Roriz e Jaen. Com uma maturação muito difícil e desigual, o desafio de elaborar vinho de Lafões é aliciante e uma tentativa de manter e atualizar um vinho com tanta história, trazendo para a modernidade do séc. XXI.

Vinhas CSF
Vinhas CSF